quarta-feira, 20 de abril de 2011

INTRODUÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Nenhuma realidade se transforma por mágica. Mas, para mudar, além de um diagnostico preciso de muitas possibilidades e dos limites do real, de sua complexidade, inclusive histórica, é sempre necessário a vontade política, que por si só, não é suficiente. São também necessários planejamento, ações dirigidas de mudança e uma discussão/avaliação permanente sobre os rumos tomados. Em outras palavras, depende de nos profissionais da educação, da comunidade escolar e da sociedade, a construção de uma escola voltada aos anseios da cidadania, à dimensão humana do conhecimento a universidade do mesmo, numa visão democrática e libertadora.
O projeto foi organizado em capítulos, observando as seguintes ordens e características:
- No primeiro capítulo os “dados de identificação”, que relatam a historia da escola desde a sua criação a localização sócio-econômico-geográfica na qual está inserida, os recursos humanos, os recursos materiais e estrutura física que a escola dispõe.
- No segundo capítulo “o marco referencial” analisando o mundo em que vivemos, as relações que nele acontecem, a tecnologia, a modernização, a globalização e a interdependência ( mundo-homem-sociedade-escola).
- O terceiro capítulo “ a fundamentação pedagógica” é buscada conceituando valores da educação e as visões de escola, de professor de aluno que se deseja para as atuais necessidade sociais.
- O quarto capítulo retrata “o ideário” de nossa instituição, mostra os objetivos a concepção de conteúdo, a metodologia e as formas de avaliação que permearão o projeto educativo, transformando nossos ideais em realidade. E no item avaliação, estão inclusas a forma de avaliar, o período e as estratégias a serem usadas. Todas estas propostas retratam as nossas aspirações, os ideais da comunidade escolar e a nossa vontade de fazer da educação um instrumento de transformação da sociedade na construção de um mundo mais humano, com paz e justiça social.

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